Pular para o conteúdo principal

TRANSICIONAR: VERBO (IN) TRANSITIVO

Transicionar implica em, constantemente, rever os próprios passos e escolhas e reavaliar se, depois de feitas e consolidadas, essas escolhas ainda seriam um caminho a seguir. 

Quando se dispõe a transicionar, por mais claro que pareça o caminho, a pessoa parte em uma jornada na qual deve lidar com seus vazios, com as coisas as quais deve abdicar e com os riscos que pode correr. Mudar implica em encarar, também, o vácuo que surge no íntimo e na vida, ao qual juntam-se outros que não estão sob o controle de quem vive o processo que vêm como resposta do mundo ao movimento de transição. E são tantos, que se torna impossível tratar genericamente do assunto. Assim, cada transição torna-se única, e nunca passa despercebida ou incólume.

Mudar implica em encarar o vácuo que surge.
Quem se dispõe à transição se vê impulsionado por sentimentos e emoções difíceis de lidar, levando possivelmente a uma menor clareza da situação, que pode levar a situações de real perigo e danos. Quanto mais radical e rápido o processo, maior e mais potente a resposta do mundo. A ansiedade pela realização do sonho implica num aumento considerável de risco.

Em algum momento da vida, estamos sujeitos a viver momentos de solidão ou passar por uma sensação de abandono, sentindo-nos sem rumo, direção, objetivo. Às vezes, invade uma sensação de não pertencimento, como se estivéssemos apenas de passagem. Sentir-se assim é, creio, parte da existência. Temos que sentir o vazio para valorar a plenitude. Sem um, o outro esvazia-se de significado. Apesar disso, persistir nesse sentimento de abandono pode levar o indivíduo a uma sensação de permanência que eterniza o vazio. Esses sentimentos que às vezes invadem devem servir como balizamento para trazer consciência dos limites, do potencial, do existir.

O ato de transicionar serve, principalmente, para dar forma a algo que existe no íntimo da pessoa e que não encontra eco, espaço, lugar no mundo. É uma luta do indivíduo consigo mesmo, procurando conseguir conciliar a essência e a existência.

Comentários

Erick disse…
Sem dúvida esse texto chegou na minha vida no momento certo! Além de trazer certo conforto, veio como um combustível para alimentar minha produção artística! Beijos no coração e muito obrigado.
Erick Amarante 4 ALL ART

Siga nossa página